Porto de Leixões: Um património cultural em desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i1.5766Palavras-chave:
História, Investigação, Matosinhos, Porto de Leixões, PatrimónioResumo
O Porto de Leixões não só testemunha o passar do tempo e a evolução científica, técnica e industrial da sociedade, como também representa um conjunto de memórias coletivas ligadas ao seu progresso. Trata-se de um Património Cultural construído e desenvolvido em torno dos diferentes contextos sociais, económicos, culturais, científicos e tecnológicos do país, representando um legado da identidade da comunidade.
Para compreender a sua história, esta investigação, de natureza qualitativa, com enfoque bibliográfico e documental, baseou-se na pesquisa, recolha e análise de fontes históricas em formato físico e digital. Foram analisadas obras como Leixões. Uma História Portuária (2002) e Porto de Leixões. Fotografias (1998), além de documentos da APDL como O Porto de Leixões (1949) e Plano Geral de 1955, fundamentais para compreender a sua expansão e impacto.
O principal objetivo foi identificar e conhecer as diferentes tipologias patrimoniais presentes no Porto de Leixões, desde o Património Histórico ao Etnográfico, e explorar a sua ligação intrínseca entre a APDL e a comunidade. Compreendendo-se ao longo do estudo que, a preservação do património e da memória coletiva é essencial para garantir a valorização contínua do porto enquanto património, permitindo a gerações futuras compreender e usufruir deste legado cultural em constante desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Joana Meireles

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.