“A minha verdade” - Um projeto de Educação Social no contexto da toxicodependência
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i3.5763Palavras-chave:
Educação social, Toxicodependência, Metodologia de investigação-ação participativa, Arte, EmpoderamentoResumo
O presente artigo tem como intuito apresentar um projeto de Educação Social desenvolvido no âmbito das toxicodependências.
Sendo as toxicodependências um fenómeno plural, complexo e multifatorial, a sua compreensão e, consequente, intervenção requerem abordagens holísticas e pluridisciplinares. O educador social, inserido numa equipa pluridisciplinar, trabalha neste contexto com pessoas com percursos marcados por experiências de consumos e de exclusão social, numa relação de proximidade e de crença nas suas potencialidades. A investigação-ação participativa, metodologia que orienta a prática deste profissional, coloca as pessoas e a participação no centro de uma intervenção que visa a promoção da sua autonomia, empoderamento, bem-estar e inclusão social.
O projeto em foco neste artigo, partindo das pessoas, dos seus interesses, saberes e necessidades, teve como finalidade “Impulsionar o empoderamento dos sujeitos através do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais”. Centrado na intervenção pela arte, proporcionou aos participantes oportunidades de expressão, de reflexão e de aprendizagem, sobre si, a sua condição e a(s) realidade(s) que os envolvem. Mais empoderados, os sujeitos construíram uma visão mais ampla, valorizada e contextualizada das suas vidas e da sociedade em geral, e mostraram-se mais capazes de enfrentar alguns dos desafios que o(s) mundo(s) dos consumos lhes coloca(m).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Mariana Soares , Margarida Faria , Vera Pereira, Sofia Veiga
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.