Do bairro à cidade, da cidade à cidadania: Investigação-ação participativa e organização comunitária em contexto de habitação pública
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i3.5638Palavras-chave:
Habitação pública, Educação e intervenção social, Investigação-ação participativa, Participação cidadã, Desenvolvimento comunitárioResumo
Este artigo apresenta os aspetos estruturadores e as principais concretizações do projeto “Há Vida em S. Lázaro”, desenvolvido com residentes de um bairro de habitação camarária localizado na cidade de Amarante, no Norte de Portugal. Fundamentado nos princípios e orientações da investigação-ação participativa (IAP), este projeto de intervenção social e educativa de base comunitária apostou na promoção da reflexão, do diálogo, da interação e da inclusão, entendendo-os como fatores cruciais para o reforço dos laços sociais, a (re)construção das solidariedades locais e a constituição de formas renovadas de (auto-)organização e de participação cidadã.
Mobilizando vontades e esforços de um grupo nuclear constituído por cerca de uma dezena de moradoras-participantes, o projeto contribuiu para transformar relações e práticas sociais quotidianas, colmatando necessidades identificadas como prementes, e suscitou a revisão da abordagem do Município a este seu espaço habitacional, tornando-a mais humanizada, ativa e participada. Traduzindo a convicção de que é possível trilhar caminhos de mudança através do desenvolvimento social e educativo das pessoas e comunidades, as realizações e resultados deste projeto oferecem pistas para uma revisão e renovação das formas de intervenção comunitária a desenvolver em contextos tantas vezes marcados pela relegação social e política como são os da habitação pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Beatriz Pereira, João Queirós
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.