Promoção de comportamentos positivos na Educação Pré-Escolar: Uma abordagem europeia
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i1.5131Palavras-chave:
Aprendizagem social e emocional, Bem-estar na infância, Comportamento desafiante, Educação pré-escolar, PW-PBSResumo
A educação pré-escolar é um contexto fundamental para a promoção do desenvolvimento socioemocional das crianças. Este estudo, no qual participaram 208 educadores/as de infância em Portugal, explora os resultados da avaliação de necessidades efetuada no âmbito de um projeto europeu focado na promoção de comportamentos positivos denominado Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care (PBS-ECEC). Os resultados sugerem que persistem várias necessidades ao nível dos jardins de infância, nomeadamente na capacitação dos/as profissionais para atuarem eficazmente na promoção do desenvolvimento socioemocional e assim prevenirem comportamentos desafiantes. São discutidas as respostas dadas pelo PBS-ECEC às dificuldades e necessidades identificadas pelos/as profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Sílvia Barros, Vitor Oliveira, Sara Araújo, Miguel Santos, Andrea Otero-Mayer, Viviane Mohr
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.