Promoção de comportamentos positivos na Educação Pré-Escolar: Uma abordagem europeia

Autores

  • Sílvia Barros Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação https://orcid.org/0000-0002-1782-8897
  • Vitor Oliveira Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação https://orcid.org/0000-0002-1998-8579
  • Sara Araújo Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação https://orcid.org/0000-0002-9866-0060
  • Miguel Santos Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Andrea Otero-Mayer Universidad Nacional de Educación a Distancia, Espanha https://orcid.org/0000-0002-6093-6543
  • Viviane Mohr inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação https://orcid.org/0000-0001-9797-153X

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i1.5131

Palavras-chave:

Aprendizagem social e emocional, Bem-estar na infância, Comportamento desafiante, Educação pré-escolar, PW-PBS

Resumo

A educação pré-escolar é um contexto fundamental para a promoção do desenvolvimento socioemocional das crianças. Este estudo, no qual participaram 208 educadores/as de infância em Portugal, explora os resultados da avaliação de necessidades efetuada no âmbito de um projeto europeu focado na promoção de comportamentos positivos denominado Implementing Positive Behaviour Support in Early Childhood Education and Care (PBS-ECEC). Os resultados sugerem que persistem várias necessidades ao nível dos jardins de infância, nomeadamente na capacitação dos/as profissionais para atuarem eficazmente na promoção do desenvolvimento socioemocional e assim prevenirem comportamentos desafiantes. São discutidas as respostas dadas pelo PBS-ECEC às dificuldades e necessidades identificadas pelos/as profissionais.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Barros, S., Oliveira, V., Araújo, S., Santos, M., Otero-Mayer, A., & Mohr, V. (2024). Promoção de comportamentos positivos na Educação Pré-Escolar: Uma abordagem europeia. Sensos-e, 11(1), 5–17. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i1.5131