Mobile Learning no contexto da Covid-19, da opção à necessidade? O caso de aprendizagem ativa de geometria com o projeto Maquete Virtual
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4846Palavras-chave:
Mobile learning, Geometria, Competências matemáticas transversais e específicas, Ensino remotoResumo
Na pandemia de Covid-19, muitas escolas disponibilizaram o ensino remoto aos alunos, através de salas virtuais, para mitigar o impacto do encerramento dessas escolas. Estudos realizados neste contexto apontam que o mobile learning, mesmo muito pouco explorado, é considerado uma alternativa eficaz.
Neste artigo, apresenta-se parte da investigação que se desenvolveu com os objetivos de: caracterizar os contextos dos alunos pós-secundaristas do Instituto Federal de Pernambuco, quanto ao uso de tecnologias móveis em contexto educativo e, analisar o impacto do mobile learning no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas.
Optou-se por um estudo de caso, de natureza qualitativa, subordinado a um paradigma interpretativo, envolvendo professores de matemática e respetivos alunos. Concebeu-se e implementou-se uma sequência didática focada em tópicos de geometria com mobile learning num quadro de aprendizagem ativa. A recolha de dados incluiu questionários, observação, diário do investigador, recolha documental e focus group.
Concluímos que os smartphones estão inseridos no quotidiano desses alunos, por lazer ou em prol de suas aprendizagens e inerentes ao acompanhamento do ensino remoto e que o mobile learning, combinado com metodologias ativas, teve um impacto positivo no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas, mostrando-se bastante eficaz com a adoção do ensino remoto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Hugo Dantas, Isabel Cabrita
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.