Mobile Learning no contexto da Covid-19, da opção à necessidade? O caso de aprendizagem ativa de geometria com o projeto Maquete Virtual

Autores

  • Hugo Dantas IFPE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Brasil; CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro https://orcid.org/0000-0001-8928-0544
  • Isabel Cabrita CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4846

Palavras-chave:

Mobile learning, Geometria, Competências matemáticas transversais e específicas, Ensino remoto

Resumo

Na pandemia de Covid-19, muitas escolas disponibilizaram o ensino remoto aos alunos, através de salas virtuais, para mitigar o impacto do encerramento dessas escolas. Estudos realizados neste contexto apontam que o mobile learning, mesmo muito pouco explorado, é considerado uma alternativa eficaz.

Neste artigo, apresenta-se parte da investigação que se desenvolveu com os objetivos de: caracterizar os contextos dos alunos pós-secundaristas do Instituto Federal de Pernambuco, quanto ao uso de tecnologias móveis em contexto educativo e, analisar o impacto do mobile learning no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas.

Optou-se por um estudo de caso, de natureza qualitativa, subordinado a um paradigma interpretativo, envolvendo professores de matemática e respetivos alunos. Concebeu-se e implementou-se uma sequência didática focada em tópicos de geometria com mobile learning num quadro de aprendizagem ativa. A recolha de dados incluiu questionários, observação, diário do investigador, recolha documental e focus group.

Concluímos que os smartphones estão inseridos no quotidiano desses alunos, por lazer ou em prol de suas aprendizagens e inerentes ao acompanhamento do ensino remoto e que o mobile learning, combinado com metodologias ativas, teve um impacto positivo no desenvolvimento de competências matemáticas transversais e específicas, mostrando-se bastante eficaz com a adoção do ensino remoto.

Downloads

Publicado

2023-06-27

Como Citar

Dantas, H., & Cabrita, I. (2023). Mobile Learning no contexto da Covid-19, da opção à necessidade? O caso de aprendizagem ativa de geometria com o projeto Maquete Virtual. Sensos-e, 10(2), 21–37. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4846