Implementar la educación patrimonial y activar estrategias de desarrollo
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v9i1.4276Palavras-chave:
Educación, Patrimonio expandido, Observación directa, Digitalización, CurriculumResumo
A conferência apresentada por Roser Calaf no Porto (2019) foi retrabalhada escolhendo exemplos do passado que, relacionados, antecipam características da situação atual (2021) e se conectam com a bagagem social e a mudança cultural instaurada após a pandemia. A pesquisa apresentada antecipa algumas estratégias de Patrimônio Expandido. Este conceito permite compreender parte da metodologia sugerida para a educação no século XXI (transita pelo mundo real e pelo outro mundo). Significa porque incorpora o patrimônio como ferramenta de aprendizagem. Este conceito inova a Educação Patrimonial. A pesquisa ECPEME revelou boas práticas em programas educacionais de museus e usou para construir uma web 2.0 para expor seu desenvolvimento (aberto). É preciso repensar o currículo como estrutura que ativa a educação; dominar as inércias do corpo docente e da política educacional (tendem a seguir o modelo em uso). Projetar para o futuro é a missão de um currículo e requer flexibilidade em face das estruturas disciplinares justapostas e caminhar para a vida real promovendo a melhoria social, a digitalização, a criatividade.
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