A olaria e o figurado como arte tradicional: do regional ao nacional
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4265Palavras-chave:
Olaria, Barcelos, Identidade, Artes tradicionaisResumo
Em Portugal são vários os centros produtores de louça decorativa e utilitária, dedicados ao trabalho do barro, traduzindo a nossa identidade cultural e patrimonial através da materialidade dos objetos e perpetuando a imaterialidade dos rituais de transformação, produção e venda. Observamos o caso de Barcelos, cidade que configura um exemplo claro desta atividade. O objetivo deste artigo será rever os paradigmas do passado desta Arte e focar metas de futuro.
Num segundo momento o artigo incidirá sobre a importância da Olaria em Contexto Nacional – expondo uma proposta de Tese de Doutoramento “Olaria: Identidade Portuguesa”, em que o principal objetivo é entender esta produção e como constitui uma marca de Identidade Cultural e Patrimonial.
Neste momento é fundamental encontrar lugar para as práticas artesanais e tradicionais, para a sua divulgação e dinamização, valorizando a memória e o resultado da Arte Portuguesa.
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Direitos de Autor (c) 2022 Cátia Daniela Longras Cardoso
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