Paisagem interior e caleidoscópica - A metamorfose de uma ação no contexto do Serviço Educativo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto/Câmara Municipal da Maia
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4263Palavras-chave:
Mediação em arte, Educação artística, Arte contemporânea, Públicos, ComunidadeResumo
Através desta reflexão, desafiamo-nos a desmontar uma ação educativa com início num formato pós-pandemia, que em contexto de parceria institucional, cresceu, desabrochou, e passou por transformações até chegar ao momento atual.
O seu nome é “Paisagem interior e caleidoscópica” e foi concebida no contexto da UIVO 10 - Mostra de ilustração da Maia, por uma equipa constituída por três docentes de Artes Visuais da Escola Superior de Educação do Porto, e uma aluna da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas, a realizar o seu estágio nos espaços do parceiro institucional, o Fórum da Maia.
Esta parceria permitiu criar um programa educativo à medida, no sentido de compreender e integrar as características específicas da comunidade.
Para o fórum interno em maio 2021 foi selecionado um excerto deste projeto, como forma exemplar do trabalho colaborativo que tem vindo a ser realizado. O artigo dedica-se a desenvolver de forma detalhada o projeto mencionado, refletindo acerca das áreas científicas nas quais se insere e enquadrando o projeto global dos 500 anos do Foral da Maia naquilo que é o início de um projeto de investigação multidisciplinar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Joana Mendonça, Ricardo Gonçalves , Susana Lopes , Bruna Quadrado
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.