À descoberta da estratégia Modelling Bar do “Método de Singapura” (MS): Uma experiência didática no 1.º CEB
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4146Palavras-chave:
Matemática em contexto, Resolução de problemas, Modelling Bar, “Método de Singapura”, Articulação de saberesResumo
Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da Matemática em Contexto e teve como objetivo principal: compreender de que modo a comunicação e o raciocínio matemático se desenvolvem em crianças do 2.º ano, no processo de resolução de problemas em que a estratégia principal é o modelling bar, usado no “Método de Singapura” (MS).
O estudo baseou-se numa sequência didática e procurou dar resposta à seguinte questão problema: De que modo a estratégia modelling bar do MS influencia a capacidade de resolver problemas contextualizados relacionados com a adição, a subtração e a multiplicação, em crianças do 2.ºano de escolaridade? Seguindo uma metodologia com caraterísticas de investigação-ação e com uma abordagem mais a nível qualitativo, o estudo foi desenvolvido numa turma com 21 alunos, com idade média de 7 anos.
A sequência didática englobou sete situações formativas, que se iniciaram com a dramatização de uma história e promoveram a exploração da estratégia de modelling bar e a manipulação de materiais.
Após implementação da investigação, verificou-se que as crianças adquiriram e mobilizaram estratégias de cálculo mental, revelaram outras destrezas na aprendizagem e novas capacidades para resolver, com êxito, diversos problemas matemáticos.
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