Rádio ESMAE – Uma rádio? Uma rádio artística? Uma rádio livre?

Autores

  • Pedro Leitão Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4092

Palavras-chave:

Rádio, Radioarte, Rádio na escola, Rádio ESMAE, Interferências artísticas

Resumo

O presente trabalho pretende descrever o projeto da Rádio ESMAE, percebendo em que medida a experimentação artística faz desta uma rádio artística, perspetivando possíveis futuros para o surgimento de outras rádios com este cariz. Pretende ainda descrever quais as ferramentas artísticas, técnicas e/ou pedagógicas que a Rádio pode potencializar numa escola artística.

Para a execução deste artigo, aprofundou-se o estudo de textos de autores que abordaram a ligação entre a rádio e a arte. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas, presencialmente e com gravação áudio, a estudantes que são voluntários e artistas da Rádio ESMAE, doravante designados como estudantes/artistas. O critério de seleção da amostra foi o de os participantes serem responsáveis por um programa desta rádio e pela sua disponibilidade, formando-se assim uma amostra por conveniência.

Os resultados da análise das entrevistas sugerem que a Rádio ESMAE reflete o perfil artístico daqueles que nela participam, sem constrangimentos de programação artística e de rádio, impostos por necessidades comerciais. Revelou-se assim um local de grande experimentação, sobretudo ao nível de ferramentas técnicas sonoras e de exploração da voz. Os resultados apontam ainda para o desejo destes estudantes/artistas encontrarem na emissão FM a futura possibilidade de interação com os ouvintes em direto.

Downloads

Publicado

2022-07:-17

Como Citar

Leitão, P. (2022). Rádio ESMAE – Uma rádio? Uma rádio artística? Uma rádio livre?. Sensos-E, 9(2), 160–168. https://doi.org/10.34630/sensose.v9i2.4092

Edição

Secção

Secção Temática "Fórum Interno P.PORTO 2021"