Horizontes em ação no Estágio de Educação Social: Reaproximação à praxis em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3807Palavras-chave:
Educação Social, Estágio, Coletivo, Praxis, Crise pandémicaResumo
O Estágio de Educação Social constitui uma oportunidade fundamental de formação em contexto e de desenvolvimento de uma praxis necessária para o desenvolvimento dos grupos e das comunidades. Adequado aos tempos presentes, e limitado por esse mesmo tempo, em plena pandemia, assumiu-se o Estágio como uma oportunidade de ampliar olhares e pensamentos, com um sentido mais reflexivo e crítico, capaz de se projetar em ações renovadas. A partir de um caminho progressivamente mais consciente, que reivindicou um questionamento permanente acerca das orientações teórico-metodológicas da Educação Social e dos desequilíbrios do mundo que nos rodeia, aproximamo-nos da compreensão de uma realidade que, durante a crise pandémica, sujeitou grupos minoritários a um agravamento das situações de desigualdade e de exclusão social. Fez-se um caminho que, na sua essência, pretendeu aproximar-se das pessoas e dos seus territórios para, no coletivo, dar visibilidade às suas vozes, construir alternativas e transformar realidades. Um caminho de reflexão e de ação, permeado por momentos distintos de proximidade e de afastamento, que veio a traduzir-se em aprendizagens muito significativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Renata Ferreira, Isabel Timóteo
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.