Educação em tempos de COVID-19: O acesso condicionado à Aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal

Autores

  • Nuno Fraga Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira; Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira
  • Gorete Pereira Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira; Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira
  • Fernanda Gouveia Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira; Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira
  • Ana Isabel Gouveia Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira; Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3786

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, COVID-19, Ensino a distância, Plataformas digitais

Resumo

Este estudo exploratório sobre a educação em tempos de COVID-19 procurou compreender as medidas políticas implementadas na Região Autónoma da Madeira (RAM), bem como as opiniões de um grupo de professores do ensino secundário de uma das escolas do concelho do Funchal, acerca destas medidas, e ainda os novos contextos emergentes da modalidade de Ensino a Distância (E@D), designadamente no que se refere à avaliação das aprendizagens, processos pedagógicos, apoio e acompanhamento na implementação dos procedimentos tecnológicos, liderança da escola, potencialidades e fragilidades.

A pesquisa aqui reportada segue uma orientação descritiva-interpretativa, de cariz predominantemente qualitativo, em conformidade com a questão orientadora e os objetivos formulados. Os testemunhos dos professores foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo, cujos dados foram igualmente sujeitos a um tratamento estatístico (análise quantitativa).

Os resultados revelaram a capacidade de adaptação demonstrada pelos professores, face à situação emergente da crise pandémica, não obstante o registo de algum agravamento das desigualdades entre os alunos, no que diz respeito à qualidade das suas aprendizagens. Foi possível aferir que neste sistema de E@D, a forma tradicional de avaliar apenas os conhecimentos é inadequada, revelando-se necessário o reajustamento deste modelo.

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Publicado

2021-05:-16

Como Citar

Fraga, N., Pereira, G., Gouveia, F., & Gouveia, A. I. . (2021). Educação em tempos de COVID-19: O acesso condicionado à Aprendizagem. Um estudo exploratório numa escola em Portugal. Sensos-E, 8(1), 77–87. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3786