COVID-19 e ensino remoto: Uma breve revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3777Palavras-chave:
Ensino Remoto, COVID-19, Ensino híbrido, Ensino a distância, Diferenciação pedagógica, EquidadeResumo
Esta revisão da literatura identifica algumas práticas de aprendizagem remota e sintetiza alguns dos mais relevantes avanços na investigação em educação no decurso da pandemia de COVID-19. Baseia-se no estudo de literatura sobre temas como: educação em situações de emergência; equidade no acesso à educação; ensino a distância; ensino híbrido; ensino e aprendizagem de qualidade mediado pela tecnologia. Centra-se principalmente na revisão de estudos efetuados no âmbito da educação básica e secundária e tem como objetivo traçar uma perspetiva clara dos contextos de aprendizagem vivenciados no decurso da pandemia.
Embora a aprendizagem remota nunca tenha sido vivenciada antes em tão grande escala tornou-se possível identificar algumas boas práticas considerando, nomeadamente, a literatura emergente, comentários nos media académicos, informações publicadas em jornais da especialidade, documentos governamentais e de organizações relevantes.
As principais conclusões do estudo indicam que: o ensino remoto bem-sucedido exige o acesso a tecnologia e a ambientes de aprendizagem bem projetados; é fundamental que os docentes recebam o apoio adequado e formação profissional; a saúde e o bem-estar da comunidade educativa devem ser uma prioridade e a alfabetização em saúde deve ser incluída nos currículos; existe a necessidade de planos de reengajamento físico e social e de métodos e estratégias de aprendizagem diferenciada no retorno às salas de aula; as relações escola-comunidade-família saem reforçadas neste contexto e podem surgir como uma oportunidade que deve ser aproveitada.
Assim espera-se que as escolas e agentes educativos possam refletir sobre as suas respostas e sobre a forma como podem estar mais bem preparados para situações presentes e futuras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Vitor Silva
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.