Games based learning environments: A review of potential steps forward for virtual learning

Autores

  • Eduardo Nunes inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3769

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em jogos, Jogos de RPG, Educação a distância, Tecnologia educacional, Jogos educacionais

Resumo

A Covid-19 forçou os educadores a repensar o ensino à distância online. Não é mais uma mistura abstrata de tecnologias em situações de suporte, mas sim uma necessidade para evitar o encerramento total da educação formal. E essa inevitabilidade expôs várias questões, desde dificuldades técnicas até à configuração e aplicação de ferramentas, e efeitos negativos de curto e longo prazo na aprendizagem derivados da falta de motivação, incapacidade de estudo autónomo, interações sociais inexistentes ou limitadas e extraordinariamente pouco envolvimento e imersão nos conteúdos ministrados. Durante décadas, discutiu-se a possibilidade e o potencial da introdução de videogames como ferramentas de aprendizagem, mas sua implementação deve ser focada, pois géneros diferentes fornecem resultados diferentes. Portanto, consideramos a mecânica e os resultados específicos desejados e o uso de jogos de RPG como um ambiente de aprendizagem baseado em videogame potencial para apoiar o ensino à distância, bem como os possíveis problemas com essa abordagem.

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Publicado

2021-05-16

Como Citar

Nunes, E. (2021). Games based learning environments: A review of potential steps forward for virtual learning. Sensos-E, 8(1), 101–115. https://doi.org/10.34630/sensose.v8i1.3769