Intervenção psicossocial com pessoas idosas e jovens voluntários: “Vínculos entre pessoas, novos raios de luz na vida”
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v7i3.3708Palavras-chave:
Solidão, Isolamento social, Envelhecimento, Qualidade de vida, Redes sociaisResumo
O envelhecimento demográfico verificado nas últimas décadas, em Portugal, tem sido acompanhado por um aumento de pessoas idosas a viverem sozinhas, o que se associa frequentemente a situações de isolamento social e solidão. O projeto de intervenção social “Vínculos entre pessoas, novos raios de luz na vida”, orientado pela metodologia de Investigação-Ação Participativa, foi desenvolvido com 12 pessoas idosas e com um grupo de jovens voluntários. Teve como finalidade a melhoria da qualidade de vida, através do combate à solidão e isolamento social e do reforço de sentimentos de autoconfiança e valorização pessoal.
Partindo da análise da realidade social e da avaliação do contexto, foram desenvolvidas três ações, que permitiram concretizar os objetivos: ampliar as redes interpessoais e sociais, promover a autoconfiança e uma maior valorização pessoal das pessoas idosas, dinamizar um grupo de voluntários que respondesse a algumas das suas necessidades, e minimizar o isolamento social e solidão das 12 pessoas idosas através do acompanhamento e apoio no domicílio por parte dos voluntários. O projeto revelou-se significativo na vida dos participantes, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, diminuindo o sentimento de solidão e a situação de isolamento social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Sensos-e
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.