Educação Inclusiva na perspetiva de Educadores de Infância
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v7i3.3692Palavras-chave:
Educação Pré-escolar, Inclusão, Perfil de educador inclusivo, Atitudes, Crianças com Necessidades Adicionais de SuporteResumo
Assente num conjunto de evidências que atribuem ao domínio das atitudes dos professores importância fundamental no desenvolvimento da educação inclusiva, este artigo procura, com base na opinião de Educadores de Infância, identificar características definidoras do perfil de um educador inclusivo e explorar fatores influentes na construção desse perfil. Com recurso a uma amostragem por conveniência, foram auscultadas oito educadoras da zona norte do país. Socorremo-nos de uma entrevista semiestruturada e de um questionário de vinhetas onde perante diferentes casos de limitações funcionais os educadores se posicionavam quanto à inclusão efetiva em sala de aula e quanto às razões que podiam estar na base da sua convicção. Segundo a opinião das entrevistadas, o perfil de educador inclusivo define-se pela valorização da diferença, por sentimentos/valores pessoais caracterizados pelo respeito, o afeto e a criatividade; e por um modo de atuar pautado por uma abordagem cooperativa aliada a adaptações no currículo e na prática pedagógica. Face às limitações funcionais expostas nas vinhetas, as educadoras mostraram-se convictas da possibilidade de inclusão das crianças, com apoio de um professor de educação especial nas suas salas. A dimensão do grupo, os recursos, a legislação e a relação com a família são considerados fatores facilitadores da inclusão; e a formação e a experiência pilares fundamentais de um perfil profissional inclusivo.
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