Ensino, arte e participação num território cultural: Aldeia de Carapicuíba - Tantos olhares

Autores

  • Sylvia Adriana Dobry LabParc-FAU USP, São Paulo
  • Nídia Nacib Pontuschka
  • Denise Falcão Pessoa
  • Caio Boucinhas

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3674

Palavras-chave:

Ensino, Territórios culturais, Arquitetura e Urbanismo, Arte

Resumo

Uma experiência conjunta foi realizada, em 1997, entre um grupo de alunos de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e professores, alunos e funcionários da Escola Esmeralda Becker, localizada na Aldeia de Carapicuíba, patrimônio histórico, em São Paulo, Brasil. Sob a coordenação pedagógica da Professora Dra Nídia Nacib Pontuschka e a participação de estudantes da Faculdade de Educação - USP, os objetivos foram: atingir um Estudo do Meio Interdisciplinar, incluindo a arte como eixo principal; reconhecer o local, os moradores, seu cotidiano, seus sonhos; preservar recursos naturais, história, cultura, e também desenvolver um projeto participativo urbano-paisagístico. O entrelaçamento dos diversos processos criativos e seu rebatimento na produção artística individual colaborou para uma reflexão sobre a apropriação, identidade desse território cultural. Expandiram- se horizontes de esperança na preservação histórica e ambiental e criação desses lugares, ratificados pela implantação do projeto do parque – hoje Parque Ecológico da Aldeia de Carapicuíba – embora parcialmente em relação ao projeto original, pela Prefeitura, o que só foi possível pela participação da comunidade.

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Publicado

2020-02-26

Como Citar

Dobry, S. A., Pontuschka, N. N., Falcão Pessoa, D., & Boucinhas, C. (2020). Ensino, arte e participação num território cultural: Aldeia de Carapicuíba - Tantos olhares. Sensos-e, 7(1), 74–89. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3674