Antonímia e organização lexical em rede no 1º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3628Palavras-chave:
antonímia, narrativas verbais, bimodais e multimédia, ensino da língua, 1.º CEBResumo
Neste artigo, será apresentado um dos produtos do Projeto Língua e Cidadania: das relações entre palavras ao conhecimento do mundo – proposta didática para o 1.º CEB, com o auxílio de Realidade Aumentada. Com este projeto pretendeu-se investigar, numa perspetiva de interação Léxico, Cultura e Cidadania, as dimensões linguística e pedagógica das relações semânticas entre palavras. Procurou-se, ainda, perceber de que modo o Léxico Mental é parcialmente responsável pelo processamento cognitivo do(s) Mundo(s) e das interações e relações entre os sujeitos e os objetos que os habitam. Propõe-se, com este projeto e neste artigo, que a aprendizagem das relações semânticas entre palavras não se fundamente em relações antonímicas binárias, sob pena de se instalar nas crianças o pensamento dicotómico, fruto de representações sociais estioladas. A alternativa envolve, desde o 1.º ano/EB, o ensino prioritário das relações múltiplas e da diversidade de relações semânticas possíveis. Evidenciaremos os contributos da investigação multidisciplinar para a elaboração da proposta didática. Através de três narrativas bimodais, foram questionadas as possibilidades de organização lexical, colocando pares de palavras aparentemente dicotómicos em contextos de ocorrência que podem admitir relações semânticas de gradação ou mesmo de sinonímia, comprometendo a inevitabilidade de organização/interpretação antonímica binária, assim como as negativas consequências do seu ensino a crianças em idades precoces, comprometendo a construção de uma cidadania proactiva e responsável.