Serviços de Apoio Psicológico ao estudante de Ensino Superior: As experiências do Centro de Intervenção Psicopedagógica e do Gabinete de Orientação e Integração: confluências e especificidades
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3561Palavras-chave:
Ensino Superior, Desafios, Estudantes, Comunidade, Serviços de Apoio PsicológicoResumo
O Ensino Superior tem procurado contribuir para uma formação que atenda à necessidade de preparar profissionais competentes, a nível técnico-científico, e cidadãos conscientes de seu papel ativo, participativo, crítico, criativo, inovador e transformador. Nesta conceção, a sua atuação não pode restringir-se ao tempo curricular, mas deve estender-se pela vida das pessoas e nos diferentes contextos em que as mesmas participam e pelos quais são corresponsáveis. A entrada no Ensino Superior constitui uma etapa marcante no desenvolvimento dos jovens, já que envolve uma transição significativa e o confronto com múltiplas mudanças que terão implicações no seu percurso desenvolvimental. Em Portugal têm sido criados Serviços de Apoio Psicológico com o propósito de favorecer, nos estudantes, este percurso e contribuir para a resolução de dificuldades no domínio pessoal, social, académico e vocacional. Enquadrada nesta conceptualização, a presente comunicação visa partilhar a experiência de dois serviços de apoio psicológico ao estudante de Ensino Superior – o Centro de Intervenção Psicopedagógica e o Gabinete de Orientação e Integração – refletindo sobre as suas especificidades e confluências. A procura continuada de alunos, destes serviços, valida a pertinência da sua existência nas realidades de Ensino Superior.