Serviços de Apoio Psicológico ao estudante de Ensino Superior: As experiências do Centro de Intervenção Psicopedagógica e do Gabinete de Orientação e Integração: confluências e especificidades

Autores

  • Sofia Veiga Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Helena Lopes Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3561

Palavras-chave:

Ensino Superior, Desafios, Estudantes, Comunidade, Serviços de Apoio Psicológico

Resumo

O Ensino Superior tem procurado contribuir para uma formação que atenda à necessidade de preparar profissionais competentes, a nível técnico-científico, e cidadãos conscientes de seu papel ativo, participativo, crítico, criativo, inovador e transformador. Nesta conceção, a sua atuação não pode restringir-se ao tempo curricular, mas deve estender-se pela vida das pessoas e nos diferentes contextos em que as mesmas participam e pelos quais são corresponsáveis. A entrada no Ensino Superior constitui uma etapa marcante no desenvolvimento dos jovens, já que envolve uma transição significativa e o confronto com múltiplas mudanças que terão implicações no seu percurso desenvolvimental. Em Portugal têm sido criados Serviços de Apoio Psicológico com o propósito de favorecer, nos estudantes, este percurso e contribuir para a resolução de dificuldades no domínio pessoal, social, académico e vocacional. Enquadrada nesta conceptualização, a presente comunicação visa partilhar a experiência de dois serviços de apoio psicológico ao estudante de Ensino Superior – o Centro de Intervenção Psicopedagógica e o Gabinete de Orientação e Integração – refletindo sobre as suas especificidades e confluências. A procura continuada de alunos, destes serviços, valida a pertinência da sua existência nas realidades de Ensino Superior.

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Publicado

2020-02-26

Como Citar

Veiga, S., & Lopes, H. (2020). Serviços de Apoio Psicológico ao estudante de Ensino Superior: As experiências do Centro de Intervenção Psicopedagógica e do Gabinete de Orientação e Integração: confluências e especificidades . Sensos-e, 7(1), 57–66. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3561