Os desafios nas trajetórias escolares de adolescentes com insuficiência renal crônica: compreendendo os processos de escolarização e o direito à educação
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3558Palavras-chave:
Adolescentes, Direito à Educação, Insuficiência Renal Crônica, Processos de Escolarização, Trajetórias EscolaresResumo
Esta pesquisa, de natureza qualitativa, de cunho fenomenológico, ocorreu em três cidades do interior do estado de São Paulo/Brasil, objetivou compreender a trajetória escolar de adolescentes com doenças crônicas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com questões abertas, gravadas, transcritas e organizadas em tabelas para a construção da análise dos dados. Foram entrevistados três adolescentes com doença crônica, que estavam em tratamento há pelo menos cinco anos, e seus familiares. Como resultados, as descrições das trajetórias escolares e a análise compreensiva permitiram destacar as convergências e divergências dos processos analisados. Desse modo, foram criadas 5 categorias que desvelam esses significados apresentados nas trajetórias, sendo elas: Direito à Educação; Atendimento pedagógico hospitalar – Classe Hospitalar e outros serviços; Efetivação do currículo; Diferentes maneiras para a continuidade da escolarização; Rede de apoio: família, amigos e escola. A partir dos resultados, verificou-se que as trajetórias escolares de crianças e de adolescentes diagnosticados com uma doença crônica ainda precisam ser efetivas no acesso e na permanência, garantindo a oferta de atendimento pedagógico nas escolas e/ou ambientes hospitalares para que suas singularidades/especificidades sejam atendidas e, assim, o direito à Educação.