Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar

Autores

  • Daniela Mascarenhas Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, CIEd, inED, CeiED.
  • Ana Montenegro Colégio Oceanus
  • Maria Helena Martinho Instituto de Educação da Universidade do Minho; CIEd.
  • João Sampaio Maia Universidade Lusófona do Porto, CeiED.

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3551

Palavras-chave:

Educação pré-escolar, Representações gráficas, Quadros de presença, Quadros de responsabilidade

Resumo

Este estudo teve como objetivo estudar a evolução das representações gráficas de crianças de 5 anos. Partindo da exploração da rotina diária, fomentou-se nas crianças a realização de registos gráficos, como quadros de presença e de responsabilidade, que, diariamente, foram sendo reconstruídos e preenchidos por elas, o que permitiu a construção de conhecimentos matemáticos.

Esta investigação, de cariz qualitativo, foi desenvolvida entre janeiro e junho de 2018, com 20 crianças de um colégio do Porto. Os dados foram recolhidos através de observação participante, notas de campo e registos fotográficos.

Neste estudo, privilegiou-se a ação das crianças: os registos foram exclusivamente construídos por elas, a sua evolução foi determinada pelo que lhes era exigido em termos de leitura e interpretação e a sua capacidade de decisão sobre as soluções era total. A ação do adulto foi no sentido de provocar discussão entre as crianças, potenciando o aparecimento de propostas de solução para cada problema; nunca dar a solução à questão colocada, definir caminhos a seguir, nem intervir nos próprios registos.

Os resultados obtidos mostram que as crianças foram criando registos cada vez mais complexos, integrando símbolos convencionais, estabelecendo e representando relações entre conjuntos e descobrindo estratégias para apresentação dessas relações.

Downloads

Publicado

2020-02-26

Como Citar

Mascarenhas, D., Montenegro, A. ., Martinho, M. H. ., & Sampaio Maia, J. (2020). Representações gráficas em forma de quadros por crianças na educação pré-escolar. Sensos-E, 7(1), 26–45. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3551