Da nuclearidade do verbo à compreensão na leitura: um caso investigativo nos 1.º e 2.º CEB
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3533Palavras-chave:
Ensino da gramática, Conhecimento linguístico, Compreensão na leitura, Situações verbais, Papéis temáticosResumo
O conhecimento que os alunos vão construindo acerca da própria língua é fundamental para a compreensão na Leitura, a qual corresponde a um fenómeno complexo que envolve diferentes processos linguísticos e cognitivos. No âmbito linguístico, evidencie-se o contributo do verbo, que cria predicações semânticas e sintáticas acerca de entidades discursivas, como sujeito e complementos. Portanto, o conhecimento dos papéis temáticos que estas entidades podem desempenhar assumem importância na compreensão, fornecendo informações para a caraterização de personagens e para um entendimento da ação, enquanto categoria da narrativa. As situações verbais, que se encontram associadas às personagens, concorrem para a caraterização das mesmas e para uma compreensão literal e inferencial.
Assim, desenvolveu-se um estudo nos 3.º e 6.º anos de escolaridade, com procedimentos metodológicos caraterísticos da investigação-ação e composto por três fases, que correspondem à aplicação de um pré-teste; à intervenção, com a implementação de um conjunto de atividades ao longo de três aulas de Português, quer no 3.º ano, quer no 6.º ano; e à aplicação de um pós-teste. Os dados recolhidos e analisados confirmaram a necessidade do conhecimento linguístico dos alunos para a reflexão metalinguística e para a compreensão na Leitura, exigindo, consequentemente, um consistente conhecimento científico dos professores no desenho e orientação das atividades.