Arte e formação humana integral: desafios no ensino brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3516Palavras-chave:
Arte, Literatura, Audiovisual, Pesquisa-ação, Ensino-aprendizagemResumo
Com base na Pedagogia histórico-crítica e na Psicologia histórico-cultural, desenvolve-se uma pesquisa-ação em uma Escola Estadual de Ensino Integral do estado de São Paulo/Brasil, com a participação de professoras de Arte, Geografia, História e Língua Portuguesa e alunos do Ensino Médio. O objetivo é investigar se há e quais são os impactos da articulação da arte literária com o audiovisual no processo ensino-aprendizagem. São desenvolvidas atividades de formação docente, planejamento, execução e avaliação de atividades com os alunos, buscando um diálogo interdisciplinar e uma articulação entre a arte literária e o audiovisual. Os resultados obtidos até o momento indicam que a inserção da arte na formação docente e a articulação interdisciplinar da arte literária com o audiovisual no processo ensino-aprendizagem promovem não apenas a maior aproximação dos sujeitos envolvidos com a literatura e o audiovisual, mas principalmente promovem a ampliação da capacidade leitora, interpretativa, imaginativa, crítica e sensível dos alunos e a oportunidade de os professores desenvolverem novos aprendizados e sentidos relacionados à atividade docente. No entanto, esse tipo de formação pode estar com os dias contados no Brasil.