Arte e formação humana integral: desafios no ensino brasileiro

Autores

  • Denise Stefanoni Combinato Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Departamento de Humanidades
  • Ionice Gonçalves Vieira
  • Josiane Maria Medeiros Augusto
  • Thais Cristina Silva de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3516

Palavras-chave:

Arte, Literatura, Audiovisual, Pesquisa-ação, Ensino-aprendizagem

Resumo

Com base na Pedagogia histórico-crítica e na Psicologia histórico-cultural, desenvolve-se uma pesquisa-ação em uma Escola Estadual de Ensino Integral do estado de São Paulo/Brasil, com a participação de professoras de Arte, Geografia, História e Língua Portuguesa e alunos do Ensino Médio. O objetivo é investigar se há e quais são os impactos da articulação da arte literária com o audiovisual no processo ensino-aprendizagem. São desenvolvidas atividades de formação docente, planejamento, execução e avaliação de atividades com os alunos, buscando um diálogo interdisciplinar e uma articulação entre a arte literária e o audiovisual. Os resultados obtidos até o momento indicam que a inserção da arte na formação docente e a articulação interdisciplinar da arte literária com o audiovisual no processo ensino-aprendizagem promovem não apenas a maior aproximação dos sujeitos envolvidos com a literatura e o audiovisual, mas principalmente promovem a ampliação da capacidade leitora, interpretativa, imaginativa, crítica e sensível dos alunos e a oportunidade de os professores desenvolverem novos aprendizados e sentidos relacionados à atividade docente. No entanto, esse tipo de formação pode estar com os dias contados no Brasil.

Downloads

Publicado

2020-02-26

Como Citar

Stefanoni Combinato, D., Gonçalves Vieira, I., Medeiros Augusto, J. M., & Silva de Oliveira, T. C. (2020). Arte e formação humana integral: desafios no ensino brasileiro. Sensos-E, 7(1), 67–73. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3516