Método de Polya e problemas verbais: estratégias de linearização sintático-semânticas

Autores

  • Inês Trindade Monteiro Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Daniela Filipa Martinho Mascarenhas Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Celda Morgado Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3472

Palavras-chave:

domínio metalinguístico, resolução de problemas verbais, método de Polya, estratégias de compreensão na leitura

Resumo

Neste artigo, apresentar-se-ão resultados parciais de uma investigação que recaiu sobre a compreensão de problemas verbais e a aplicação do método de Polya, no 4.º ano/1.ºCEB.A investigação desenvolveu-se segundo duas questões-problema: O domínio das competências de compreensão na Leitura influencia a resolução de problemas?; Que contributo poderá ter, para os alunos, o conhecimento do método de Polya e de diferentes estratégias na resolução de problemas verbais de dois ou mais passos?. Seguiu a metodologia de investigação-ação, com abordagem mista. Aplicou-se um teste com duas versões: v.A, três problemas verbais extraídos das Provas de Aferição (2015); v.B, os mesmos problemas adaptados semântica e sintaticamente. Fases: aplicação do (pré-)teste; intervenção, incidindo na articulação das fases do método de Polya com as componentes da compreensão na leitura e no ensino de estratégias de compreensão na resolução de problemas verbais; reaplicação do (pós-)teste. Apresentaremos apenas os dados relativos aos problemas com alterações semânticas. Os resultados do pós-teste foram superiores aos do pré-teste: no problema1, na v.B a média subiu 0.45 pontos; no problema3, na v.A 0.94 e na v.B 1.29. Demonstrar-se-á a importância de uma aprendizagem articulada, visto que a língua materna é o veículo de comunicação no ensino da Matemática.

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Publicado

2019-09-18

Como Citar

Monteiro, I. T., Mascarenhas, D. F. M., & Morgado, C. (2019). Método de Polya e problemas verbais: estratégias de linearização sintático-semânticas. Sensos-E, 6(2), 66–86. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3472

Edição

Secção

Artigos