As tecnologias de apoio ao conhecimento Matemático: uma experiência no 2.º CEB
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3467Palavras-chave:
tecnologia, aprendizagem, geometria, escola inclusivaResumo
A educação matemática atual enfatiza a dinâmica proativa do professor e a participação ativa do aluno nas dinâmicas de sala de aula, num processo em que o professor, sendo um facilitador das aprendizagens, pode apoiar o aluno na construção de representações matemáticas profícuas e profundas, transferindo-lhe gradualmente o controlo da qualidade das suas aprendizagens. Esta perspetiva de trabalho exige, claramente, por parte dos professores, coragem na rutura com as metodologias de ensino tradicionais. Neste estudo, e ao longo de um ano letivo, desenvolveram-se estratégias diversificadas e utilizaram-se recursos tecnológicos variados na abordagem da Geometria a um conjunto de 39 alunos do 5.º ano de escolaridade. Este é um tópico recheado de terminologia específica, de propriedades e relações entre objetos geométricos, de teoremas, numa lógica de matemática pura, que dificulta a sua aprendizagem por parte dos alunos. A referida abordagem permitiu que estes alunos se envolvessem autonomamente nas descobertas, nas aprendizagens e na autoavaliação dos seus conhecimentos. Desta forma, também se potenciou o direito e acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem, na verdadeira aceção de escola inclusiva, que respeita as características idiossincráticas de cada um, diminui as desigualdades e dá preferência à compreensão em vez da memorização a curto prazo.