As tecnologias de apoio ao conhecimento Matemático: uma experiência no 2.º CEB

Autores

  • António Figueiredo Escola Básica Padre António Luís Moreira
  • Cláudia Lima Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto
  • Ângela Couto Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3467

Palavras-chave:

tecnologia, aprendizagem, geometria, escola inclusiva

Resumo

A educação matemática atual enfatiza a dinâmica proativa do professor e a participação ativa do aluno nas dinâmicas de sala de aula, num processo em que o professor, sendo um facilitador das aprendizagens, pode apoiar o aluno na construção de representações matemáticas profícuas e profundas, transferindo-lhe gradualmente o controlo da qualidade das suas aprendizagens. Esta perspetiva de trabalho exige, claramente, por parte dos professores, coragem na rutura com as metodologias de ensino tradicionais. Neste estudo, e ao longo de um ano letivo, desenvolveram-se estratégias diversificadas e utilizaram-se recursos tecnológicos variados na abordagem da Geometria a um conjunto de 39 alunos do 5.º ano de escolaridade. Este é um tópico recheado de terminologia específica, de propriedades e relações entre objetos geométricos, de teoremas, numa lógica de matemática pura, que dificulta a sua aprendizagem por parte dos alunos. A referida abordagem permitiu que estes alunos se envolvessem autonomamente nas descobertas, nas aprendizagens e na autoavaliação dos seus conhecimentos. Desta forma, também se potenciou o direito e acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem, na verdadeira aceção de escola inclusiva, que respeita as características idiossincráticas de cada um, diminui as desigualdades e dá preferência à compreensão em vez da memorização a curto prazo.

Artigo Completo

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

Figueiredo, A., Lima, C., & Couto, Ângela. (2019). As tecnologias de apoio ao conhecimento Matemático: uma experiência no 2.º CEB . Sensos-e, 6(2), 20–35. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3467

Edição

Secção

Artigos