Research on elisions in preschool age children

Autores

  • Sona Grofcikova Constantine the Philosopher University in Nitra
  • Monika Macajova Constantine the Philosopher University in Nitra

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v7i3.3277

Palavras-chave:

Elisão, Isolamento de fonema, Omissão de som, Consciência fonológica e fonética

Resumo

As atividades-chave no desenvolvimento da consciência fonética da criança são as que requerem manipulação com os fonemas. Uma das possibilidades de trabalhar no nível dos fonemas e treinar a capacidade de manipulação dos fonemas são as elisões. Essas tarefas pressupõem as capacidades das crianças para isolarem fonemas (ou unidades maiores) e, em seguida, omiti-los. O objetivo é identificar o resto da palavra que foi criada, omitindo o fonema, sílaba ou partes da palavra correspondente. Este estudo teórico-empírico apresenta algumas questões teóricas relacionadas com o tema e centra-se nos resultados obtidos com crianças em idade pré-escolar na Eslováquia. A pesquisa foi realizada com 866 crianças na idade de 4 a 7 anos. Focou-se na capacidade de perceber a elisão de fonemas, ou seja, isolar o som em uma palavra e, depois, pronunciar a palavra que surge da omissão de um determinado som. O teste de elisão fonética mostrou que é a competência fonética mais exigente para as crianças participantes no estudo. O sucesso geral em todas as categorias de idade foi de apenas 23%. O teste revelou crianças com capacidade desenvolvida acima da média para a norma estabelecida. Os resultados são parte de uma pesquisa mais ampla que tem como foco o desenvolvimento de um complexo instrumento de avaliação do nível de consciência fonética. O trabalho é resultado do projeto VEGA nº. 1/0637/16 intitulado “O Desenvolvimento do Instrumento Diagnóstico para Avaliação do Nível de Consciência Fonética de Crianças em Idade Pré-escolar”.

Biografia Autor

Monika Macajova, Constantine the Philosopher University in Nitra

Department of pedagogy

Faculty of Education

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Grofcikova, S., & Macajova, M. (2020). Research on elisions in preschool age children. Sensos-e, 7(3), 15–23. https://doi.org/10.34630/sensose.v7i3.3277