Research on elisions in preschool age children
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v7i3.3277Palavras-chave:
Elisão, Isolamento de fonema, Omissão de som, Consciência fonológica e fonéticaResumo
As atividades-chave no desenvolvimento da consciência fonética da criança são as que requerem manipulação com os fonemas. Uma das possibilidades de trabalhar no nível dos fonemas e treinar a capacidade de manipulação dos fonemas são as elisões. Essas tarefas pressupõem as capacidades das crianças para isolarem fonemas (ou unidades maiores) e, em seguida, omiti-los. O objetivo é identificar o resto da palavra que foi criada, omitindo o fonema, sílaba ou partes da palavra correspondente. Este estudo teórico-empírico apresenta algumas questões teóricas relacionadas com o tema e centra-se nos resultados obtidos com crianças em idade pré-escolar na Eslováquia. A pesquisa foi realizada com 866 crianças na idade de 4 a 7 anos. Focou-se na capacidade de perceber a elisão de fonemas, ou seja, isolar o som em uma palavra e, depois, pronunciar a palavra que surge da omissão de um determinado som. O teste de elisão fonética mostrou que é a competência fonética mais exigente para as crianças participantes no estudo. O sucesso geral em todas as categorias de idade foi de apenas 23%. O teste revelou crianças com capacidade desenvolvida acima da média para a norma estabelecida. Os resultados são parte de uma pesquisa mais ampla que tem como foco o desenvolvimento de um complexo instrumento de avaliação do nível de consciência fonética. O trabalho é resultado do projeto VEGA nº. 1/0637/16 intitulado “O Desenvolvimento do Instrumento Diagnóstico para Avaliação do Nível de Consciência Fonética de Crianças em Idade Pré-escolar”.
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