A aquisição de competências de Empreendedorismo em Hotelaria e Turismo com recurso ao método indireto de ensino
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3117Palavras-chave:
Método indireto de ensino, Resultados da aprendizagem, Empreendedorismo, Hotelaria, TurismoResumo
O objetivo deste trabalho é divulgar os resultados do método indireto de ensino, como forma de treino para o desenvolvimento e aquisição de um número (27) elevado de competências de Empreendedorismo em Hotelaria e Turismo, no sentido de demonstrar que o mesmo serve também para: i) avaliar as aprendizagens; ii) medir a relação ensino-aprendizagem com a atividade profissional futura dos estudantes.
Utilizámos a metodologia qualitativa da análise conteúdo de respostas a várias questões abertas, colocadas a 100 estudantes de Empreendedorismo, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto.
Os resultados demonstram que o método indireto de ensino, isto é, a aprendizagem pela descoberta guiada em ambientes de simulação, aplicado no ensino do Empreendedorismo, através de 23 diferentes atividades, desenvolvidas em 40 horas de simulação, permite o treino para o desenvolvimento e aquisição de 27 competências.
Concluímos que o referido método indireto de ensino permite o treino para o desenvolvimento e aquisição de 27 competências de Empreendedorismo em Hotelaria e Turismo e serve também para: i) avaliar de imediato os resultados da aprendizagem; ii) demonstrar que a potencial capacidade empreendedora dos estudantes, vai muito para além da atividade profissional induzida pelo nome do curso que frequentam.