Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de docentes e estudantes

Autores

  • Maria Céu Ribeiro Lamas ESS-IPP
  • Sandra Mota
  • Teresa Moreira
  • Manuela Amorim

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3114

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Socrative, Avaliação, Ensino Superior, Sistema de Resposta em Sala de Aula

Resumo

As tecnologias condicionam o pensamento e a vivência na sociedade contemporânea. Os estudantes do séc. XXI vivem na era digital, pelo que parece inevitável a introdução das tecnologias nas salas de aula. Se os tempos são de mudança, o ensino tem de conseguir acompanhar essa mudança. Para que tal aconteça, é necessário mudar as metodologias de ensino-aprendizagem e de avaliação. No âmbito da discussão, aperfeiçoamento e implementação de novas abordagens pedagógicas, surgem as metodologias ativas, muito suportadas pelas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).

Neste contexto e considerando a vontade de melhoria das práticas docentes, e a perceção de que poucos estudos abordam a aplicabilidade de novas tecnologias digitais como instrumento para a avaliação, foi incluído em três unidades curriculares da Área Técnico Científica de Análises Clínicas e Saúde Pública, do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais, da ESS-IPP, momentos de avaliação contínua com recurso ao Socrative – aplicação simples de resposta que permite avaliar conhecimentos em tempo real.

Para avaliar a perceção dos docentes e estudantes sobre a utilização desta ferramenta, usou-se a metodologia de inquérito por questionário. Dos resultados obtidos, constata-se uma elevada motivação e aceitação do Socrative como ferramenta de avaliação contínua pelos dois grupos. O conhecimento em tempo real dos resultados e do nível de aprendizagem, a promoção de uma aprendizagem mais dirigida às dificuldades por permitir o autodiagnóstico foram as principais razões enumeradas pelos estudantes.  Os docentes valorizaram a obtenção em tempo real dos resultados individuais, da performance da turma, dos resultados cumulativos por questão e o feedback por parte dos estudantes. As limitações identificadas, reportam-se à (in)disponibilidade de internet e do dispositivo móvel “compatível”, a não permissão de alteração de opção de resposta na mesma sessão e a impossibilidade de atribuir cotações segundo a tipologia das questões e, assim terem de imediato o valor quantitativo final.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Lamas, M. C. R., Mota, S., Moreira, T., & Amorim, M. (2019). Avaliação contínua no Ensino Superior com recurso a metodologias ativas: Perspetiva comparativa de docentes e estudantes. Sensos-e, 6(3), 147–157. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3114