Motivação dos estudantes para a prática da engenharia civil: iniciativas inovadoras da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP

Autores

  • Diogo Ribeiro ISEP-CONSTRUCT
  • Teresa Carvalho Neto ISEP
  • Ricardo Santos ISEP-CONSTRUCT
  • Maria da Fátima Portela ISEP

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3110

Palavras-chave:

Engenharia civil, Trabalhos em ambiente empresarial, Monitorização, EngenheiroCivil@Work

Resumo

Neste artigo são descritas duas iniciativas inovadoras da direção da Licenciatura em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia do Porto (LEC/ISEP) que procuram promover a integração e motivação dos estudantes no curso e incrementar a empregabilidade dos seus diplomados. No ano letivo, 2018/19, iniciou-se a implementação da iniciativa EngenheiroCivil@Work promovendo junto dos estudantes do 1º ano uma experiência de curta duração que lhes permite um primeiro contacto presencial com a prática da engenharia civil e os engenheiros no seu ambiente de trabalho. No âmbito da Unidade Curricular de Projeto Integrado (PROJI), no último ano da licenciatura, permite-se desde o ano letivo 2015/16 o desenvolvimento de um trabalho em ambiente empresarial que pretende promover experiências profissionalizantes aos estudantes.

A direção da LEC realiza a monotorização e avaliação destas duas iniciativas através de inquéritos e de um contacto próximo e contínuo com todos os intervenientes.

Ambas as iniciativas, de caráter inovador, têm contado com um forte envolvimento dos estudantes, docentes e empresas e têm contribuído para a sustentabilidade do curso na perspetiva da manutenção do número de estudantes, do aumento da motivação e interesse dos estudantes e na promoção de práticas pedagógicas centradas nas atividades reais da engenharia civil.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Ribeiro, D., Neto, T. C., Santos, R., & Portela, M. da F. (2019). Motivação dos estudantes para a prática da engenharia civil: iniciativas inovadoras da Licenciatura em Engenharia Civil do ISEP. Sensos-E, 6(3), 2–12. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3110