Gestão do Relacionamento Social com o Estudante: comunicação educativa em redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3102Palavras-chave:
Gestão do Relacionamento Social com o Estudante, comunidades de ensino-aprendizagem, comunicação educativa, WhatsApp, learning analyticsResumo
A expansão dos ambientes tradicionais de ensino e de aprendizagem para as redes sociais, bem como a integração de aplicações de natureza social nas práticas pedagógicas, tem ganho cada vez mais expressão e atenção por parte da comunidade académica e científica. Estes ambientes e ferramentas constituem-se como contextos e meios privilegiados para interações sociais e pedagógicas, construção colaborativa de conhecimento e desenvolvimento de cooperação, entre outros, tirando partido do imediatismo da comunicação e da retenção persistente da atenção dos participantes.
A utilização destes ambientes e sistemas requer, no entanto, que a componente de interação e sociabilização entre estudantes e entre professor se propague muito além do espaço formal da sala de aula e do ambiente proporcionado pelo LMS institucional, modificando os papéis tradicionais destes intervenientes e levantando a necessidade de se compreender e reportar as novas dinâmicas estabelecidas.
Neste texto é apresentada e discutida a Gestão do Relacionamento Social com o Estudante (GRSE), aplicada através de um estudo de caso em que o WhatsApp é utilizado como ferramenta complementar de ensino e de aprendizagem. O valor social e pedagógico da ferramenta é avaliado com base na análise de mais de quatro mil mensagens trocadas numa comunidade informal de estudantes internacionais de mestrado, e através de um inquérito direcionado às perceções destes.