Currículo como Jazz

um ensaio sobre educação musical e inclusão na escola básica

Autores

  • Maristela de Oliveira Mosca Universidade do Minho
  • Maria Dolores Molina Jaén

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.282

Palavras-chave:

Currículo como Jazz, Educação Musical Inclusiva, Ensino de Música, Processos Metodológicos

Resumo

Partimos da concepção de Currículo como Jazz, conceito construído a partir do aporte metafórico de Aoki (2005), que relaciona o currículo como plano e o currículo como experiência vivida. Apresentamos os primeiros resultados de uma investigação que pretende identificar as possibilidades de construção curricular a partir da conversação. Uma pesquisa documental e teórica para responder à seguinte questão: a partir das disposições e orientações curriculares dos documentos oficiais (o currículo prescrito) da Espanha e do Brasil, que regulamentam e norteiam a Educação Básica – especificamente o ensino de música e a inclusão escolar, é possível um currículo em ação do ensino de música pautado pela conversação e pela inclusão? Para tanto, os objetivos elencados buscaram investigar e identificar, a partir dos documentos oficiais, as concepções de currículo, escola inclusiva e educação musical. Dessa forma, apresentamos um desenho curricular em movimento, a partir da compreensão do Currículo como Jazz. Conhecer as disposições e orientações curriculares dos documentos oficiais da Espanha e Brasil sobre Currículo, Educação Musical e Inclusão nos permitiram afirmar as possibilidades de um desenho curricular a partir da conversação. Um trabalho investigativo que pretende ampliar as maneiras de ver e vivenciar o currículo, uma escola inclusiva, o ensino da música.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Mosca, M. de O., & Jaén, M. D. M. (2017). Currículo como Jazz: um ensaio sobre educação musical e inclusão na escola básica. Sensos-e, 4(1), 34–41. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.282

Edição

Secção

Número especial Porto ICRE'17