Currículo como Jazz
um ensaio sobre educação musical e inclusão na escola básica
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.282Palavras-chave:
Currículo como Jazz, Educação Musical Inclusiva, Ensino de Música, Processos MetodológicosResumo
Partimos da concepção de Currículo como Jazz, conceito construído a partir do aporte metafórico de Aoki (2005), que relaciona o currículo como plano e o currículo como experiência vivida. Apresentamos os primeiros resultados de uma investigação que pretende identificar as possibilidades de construção curricular a partir da conversação. Uma pesquisa documental e teórica para responder à seguinte questão: a partir das disposições e orientações curriculares dos documentos oficiais (o currículo prescrito) da Espanha e do Brasil, que regulamentam e norteiam a Educação Básica – especificamente o ensino de música e a inclusão escolar, é possível um currículo em ação do ensino de música pautado pela conversação e pela inclusão? Para tanto, os objetivos elencados buscaram investigar e identificar, a partir dos documentos oficiais, as concepções de currículo, escola inclusiva e educação musical. Dessa forma, apresentamos um desenho curricular em movimento, a partir da compreensão do Currículo como Jazz. Conhecer as disposições e orientações curriculares dos documentos oficiais da Espanha e Brasil sobre Currículo, Educação Musical e Inclusão nos permitiram afirmar as possibilidades de um desenho curricular a partir da conversação. Um trabalho investigativo que pretende ampliar as maneiras de ver e vivenciar o currículo, uma escola inclusiva, o ensino da música.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Sensos-e
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.