Inovar o currículo para melhorar a aprendizagem

o caso do curso de Medicina da Universidade do Minho

Autores

  • José Carlos Morgado
  • Adriana Campani

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i2.2746

Palavras-chave:

Inovação Curricular; Formação Inicial; Ensino Superior; Curso de Medicina

Resumo

 Neste texto partilhamos alguns dados que recolhemos através da análise dos princípios e da organização do currículo do curso de Medicina da Universidade do Minho. Para o efeito, analisámos documentos estruturantes do curso e os relatórios de avaliação institucional. Além disso, realizámos entrevistas a elementos da gestão, professores e alunos. Com base nas informações recolhidas, realizámos uma análise que permitiu identificar as seguintes categorias: propósitos e estrutura do currículo; processo de construção e gestão curricular; aspetos inovadores do currículo; desafios e possibilidades para uma cultura de inovação curricular. O curso analisado destaca-se por apresentar um currículo diferenciado e inovador.

Reconhecendo a inovação curricular como uma experiência intercultural reinventada, epistemológica e socialmente construída, sustentada por um currículo includente, concluímos que o currículo do curso analisado inova porque reconhece outras formas de produção de saberes (éticos, culturais, populares...), incorpora a dimensão sócio-histórica do conhecimento, incentiva a gestão partilhada dos atos pedagógicos com ações reflexivas e compreende o conhecimento médico como algo complexo, passível de reconfigurações, devendo ser (re)construído em cenários de justiça curricular. No fundo, com este estudo damos visibilidade a experiências inovadoras e demonstramos a potencialidade dessas experiências para um Ensino Superior mais inclusivo, mais intercultural e mais democrático.

 

Artigo Completo

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Morgado, J. C., & Campani, A. (2018). Inovar o currículo para melhorar a aprendizagem: o caso do curso de Medicina da Universidade do Minho. Sensos-E, 5(2), 3–17. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i2.2746