Glory! Glory! What’s in a story?
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i1.2524Palavras-chave:
histórias, aprendizagem significativa, motivação, ensino de inglês no 1º CEB, estudo de casoResumo
As histórias fazem parte do imaginário das crianças e toda a envolvência das narrativas infantis lhes é familiar. O encantamento da fórmula “Era uma vez” /” Once upon a time” permite que o seu impacto na aprendizagem, na implicação e no desenvolvimento da socialização, do espírito crítico e da imaginação seja real e duradouro (Ellis & Brewster, 2002). Como professores de Inglês, não podemos ignorar o potencial destes recursos autênticos e significativos no contexto do Ensino de Inglês no 1.º Ciclo, bem como os vários níveis de respostas que podemos obter a partir da sua utilização em sala de aula (Mourão, 2015). Com este artigo, propomo-nos mostrar a aplicação de histórias em contexto de sala de aula enquanto ferramenta promotora de uma aprendizagem dinâmica, visando o envolvimento e a participação do aluno. Neste sentido, realizámos um estudo de caso numa turma do 4ºo ano. Recorremos à observação direta e a análise de conteúdo (fichas de “self-assessment”), com o objetivo de conhecer o impacto que o ensino de histórias pode ter na aprendizagem do inglês, revelando-se uma estratégia eficaz na motivação para os alunos.