Reflection as a Means to Develop Young Learners’ Metacognition – an exploratory study
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i1.2511Palavras-chave:
consciêncialização metacognitiva, reflexão, o papel do professor, auto-avaliação, jovens aprendentesResumo
O estudo experimental de investigação-ação desenvolvido como parte do meu estágio como aluna professora durante o meu mestrado em ensino de Inglês no primeiro ciclo teve como objectivo a exploração de dois ramos do termo genérico metacognição: auto-consciencialização (Quem sou eu como aprendente de uma língua?), e consciencialização cognitiva (Porquê e como aprendo uma língua?). Em segundo lugar, o estudo teve como objectivo a compreensão do papel do professor no fomento da reflexão, e em que medida esta pode sustentar a aprendizagem dos alunos.O estudo foi conduzido durante o período de cerca de dois meses e envolveu um grupo de 26 alunos do primeiro ciclo. Como metodologia de investigação, foi usada uma investigação de acção em pequena escala que implicou uma abordagem qualitativa e quantitativa na recolha de dados que consistiu num diário do professor, questionários, observação do professor e uma ficha de auto-avaliação para os alunos. Na prática de ensino foi usada a interrogação estratégica, a reflexão sobre as actividades desenvolvidas na aula através de cartões de reflexão e de sumários reflexivos promovidos pelo professor. Os resultados mostraram que com o tempo, através da reflexão, um maior número de alunos foi capaz de reconhecer os seus erros, partilhar as suas estratégias de aprendizagem com os colegas, e os alunos foram capazes de apresentar mais razões para a realização das actividades desenvolvidas em aula. Adicionalmente, o estudo demonstrou que o papel do professor é fundamental na promoção de atitudes de reflexão nos alunos.