Prefácio
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v5i1.2510Resumo
Os estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico têm sido particularmente relevantes no contexto educacional português. Na verdade, o ensino de línguas tem sido estimulado por diferentes políticas da União Europeia e, nos últimos anos, temos testemunhado um grande avanço no conhecimento e nas práticas relacionadas com este campo e nível de ensino. Este desenvolvimento ocorreu, em grande parte, devido à introdução do ensino de Inglês como Língua Estrangeira no 1º Ciclo do Ensino Básico, através da publicação do Despacho n.º 14753/05, de 5 de julho, que aprovou a generalização do programa de ensino de inglês neste nível educativo. Mais recentemente, com a publicação do Decreto Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro, a língua inglesa tornou-se parte do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico com estatuto obrigatório, a partir do 3º ano de escolaridade.
Devido a estas mudanças, nos últimos anos em Portugal, verificou-se um crescimento generalizado na oferta de ensino do inglês. É importante salientar que uma atividade desta escala tenha investigação que a sustente. O Politécnico do Porto e o inED orgulham-se de contribuir a este nível.
Mais de dez instituições de ensino superior (IES) portuguesas estão ativamente envolvidas no ensino de inglês no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, na formação de professores e na investigação, e todos os anos, centenas de professores e milhares de estudantes beneficiam da experiência destas IES. Em 22 de setembro de 2017, professores e investigadores do ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico do contexto português reuniram-se para partilhar, discutir, refletir e desenvolver as suas ideias em torno dos seguintes tópicos: avaliação, colaboração e estratégias de cooperação, pedagogia de gamificação abordagens interculturais e plurilingues, pedagogias multissensoriais, storytelling e, ainda, necessidades educativas especiais.
Os artigos de investigação presentes nesta coleção são o resultado do trabalho promovido por professores, professores-estagiários e / ou formadores de professores, e envolvem a discussão de investigação baseada em sala de aula e suas práticas reflexivas. Por um lado, esta investigação provém da necessidade de sistematizar ideias no que concerne este campo de especialização. Por outro lado, é o resultado da necessidade de dar voz aos que estiveram envolvidos na promoção da aprendizagem e ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta coleção e a investigação que a sustenta fazem parte de um portfólio de atividades, através das quais o Politécnico do Porto e o inED contribuíram para a investigação em educação e desenvolvimento profissional.
Ao longo das últimas décadas temos oferecido diferentes cursos e graus, que foram considerados modelos de bom desenvolvimento profissional e de prática de sala de aula. As publicações incluídas neste volume estão disponíveis on-line , e visam contribuir para uma visão de conjunto mais ampla de investigação docente presente na nossa base de dados da revista Sensos-e.
Gostaríamos de agradecer aos colegas e mentores do passado e do presente que contribuíram para a investigação neste campo de especialização, sobretudo ao (não esquecido) Américo Dias e à Isabel Brites.
Os trabalhos presentes neste número especial foram avaliados por um painel de investigadores especialistas na área de Didática de Inglês, Linguística e/ou Ciências Sociais.Gostaríamos de agradecer a todos os que desempenharam este papel de suma importância, nomeadamente: Ana Raquel Simões, Universidade de Aveiro; Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro; Celda Choupina, Politécnico do Porto; Manuel Bernardo Canha, Politécnico do Porto; Flávia Vieira, Universidade do Minho; Gabriela Trevisan, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; José António Costa, Politécnico do Porto; Maria Alfredo Moreira, Universidade do Minho; Mário Cruz, Politécnico do Porto; Miguel Cuevas Alonso, Universidade de Vigo; Miguel Santos Rego, Universidade De Santiago de Compostela; Miguel Prata, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Rui Bessa, Politécnico do Porto; Teresa Gonçalves, Politécnico de Viana do Castelo; Sofia Araújo, Universidade do Porto; Sandie Mourão, Universidade Nova de Lisboa; Susana Martins, Politécnico do Porto.
Acima de tudo, agradecemos aos nossos amigos e colegas de todo o país que participaram no Encontro PEEP e que também contribuíram com artigos para este número especial da Sensos-e.