Recursos pedagógicos para alunos com Síndrome de Usher com Surdocegueira na sala de aula

Autores

  • Rita de Cássia Silveira Cambruzzi
  • Maria da Piedade Resende da Costa

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.2508

Palavras-chave:

Síndrome de Usher, Recursos pedagógicos, Surdocegueira

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido na escola regular. O objetivo foi analisar o impacto na aprendizagem de actividades pedagógicas com adaptações visuais para um aluno (12 anos de idade) com Síndrome de Usher. Este síndrome é uma condição genética: perda da audição e da visão devido a Retinite Pigmentar. A "cegueira noturna" manifesta-se, inicialmente, porque o paciente tem que se esforçar por ver no escuro, seguindo-se a perda da visão periférica. Os pontos cegos transformam-se numa "visão em túnel". Neste trabalho foram utilizadas ferramentas como as entrevistas à família, ao professor e ao paciente; avaliação funcional da visão; CCTV para estabelecer padrões de leitura; e materiais de baixo custo na apresentação pedagógica dos conteúdos, por parte do professor. O síndrome de Usher provoca problemas e tem impacto na educação se os professores e as escolas não alterarem a sua abordagem. A organização dos recursos pedagógicos na sala de aula, o respeito pelo ritmo do aluno de acordo com as suas condições e as adaptações visuais, e as propostas de estratégias distintas e estruturadas, devem ser todas dirigidas para um ambiente inclusivo de alta-qualidade para contribuirem para a promoção do seu processo de aprendizagem. 

 

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Cambruzzi, R. de C. S., & Costa, M. da P. R. da. (2017). Recursos pedagógicos para alunos com Síndrome de Usher com Surdocegueira na sala de aula. Sensos-e, 4(1), 62–71. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.2508

Edição

Secção

Número especial Porto ICRE'17