Editorial

Autores

  • Miguel Augusto Santos

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.2506

Resumo

Este número da Revista Sensos-e é dedicado às comunicações apresentadas no “Porto International Conference on Research in Education” – Porto ICRE’17 – que teve lugar no Politécnico do Porto, entre 19 e 21 de julho de 2017. A conferência envolveu aproximadamente 300 participantes de diversas partes do mundo para discutir/debater a investigação em educação.

A Conferência Porto ICRE'17 foi organizada pelo Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação, uma estrutura que reúne investigadores de diferentes áreas inter-relacionadas do conhecimento que contribuem para o estudo abrangente e sistemático da Educação. O inED considera que a Educação é um processo central na vida dos seres humanos, tanto para os indivíduos, como para as sociedades. Como processo crucial e abrangente, que ocorre desde os primeiros anos e ao longo do ciclo da vida, numa diversidade de situações e de contextos, a Educação é objeto da atenção de investigadores, de profissionais, de decisores políticos e da sociedade em geral. Sendo um processo complexo, culturalmente contextualizado, a Educação deve ser entendida como um processo multifacetado cujo estudo integra várias áreas científicas e diferentes perspetivas. Neste sentido, a Conferência Porto ICRE'17 procura reunir investigadores, profissionais, outros agentes educativos com interesse na área e estudantes, de diversas áreas académicas, para partilharem e discutirem questões educacionais em quatro temas principais: (a) Desafios da sociedade e educação social; (b) Investigação sobre contextos e processos educativos; (c) Aprendizagem ao longo da vida, formação de professores/educadores e desenvolvimento profissional; (d) Cultura, Património e Educação.

Os dez artigos publicados neste número, apresentados por investigadores de Portugal e do Brasil, foram sujeitos a um processo de revisão duplamente cego por um painel internacional de académicos especialistas nestas áreas. Os artigos selecionados são uma demonstração clara das múltiplas abordagens ao campo da Educação assumidas pela Organização do Porto ICRE’17, cobrindo os quatro temas principais, a partir de diversas perspetivas teóricas e seguindo uma heterogeneidade de abordagens metodológicas.

Acreditamos que este número será do interesse de investigadores, estudantes e profissionais, e esperamos que aumente o interesse em alguns dos tópicos abordados nestes artigos, contribuindo assim para a emergência de novos diálogos na Educação.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Santos, M. A. (2017). Editorial. Sensos-E, 4(1), 1–2. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.2506

Edição

Secção

Número especial Porto ICRE'17