Breves reflexões em torno do Jogo Pedagógico e a Expressão Plástica para a motivação nas aprendizagens escolares

contributos de um Projeto Curricular Integrado

Autores

  • Joana Martins Abreu
  • Carlos Manuel Ribeiro da Silva Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.2261

Palavras-chave:

Playful Pedagogical Games, Artistic Expression, Motivation, Learning

Resumo

A escola contemporânea depara-se com a necessidade de encontrar novas estratégias pedagógicas e métodos de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento harmonioso da criança e do seu sucesso escolar. Este panorama requer por parte dos professores uma reflexão das práticas educativo-pedagógicas, privilegiando modelos pedagógicos diferenciadores que respeitem a individualidade do aluno, contribuindo para o enriquecimento do contexto educativo e motivação dos alunos para a aprendizagem.

Algumas estratégias pedagógicas diferenciadoras, corroboradas por investigadores desta área, permeiam o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas e recreativas, desenvolvidas sob a forma de jogos pedagógicos e de atividades de expressão plástica, que, quando aliadas aos conteúdos programáticos, motivam e mobilizam os alunos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, pela sua vertente prática e lúdica.

Este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades dos jogos lúdico-pedagógicos e da expressão plástica para a motivação das aprendizagens escolares numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo. Tendo por base uma metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, os resultados deste estudo sugerem que os jogos lúdico-pedagógicos e a expressão plástica constituem-se como fatores de potenciação da motivação e do trabalho cooperativo, permitindo despoletar uma maior predisposição do grupo-turma para a realização de novas aprendizagens.

Artigo Completo

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Abreu, J. M., & Silva, C. M. R. da. (2017). Breves reflexões em torno do Jogo Pedagógico e a Expressão Plástica para a motivação nas aprendizagens escolares: contributos de um Projeto Curricular Integrado. Sensos-E, 4(1), 42–53. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.2261

Edição

Secção

Número especial Porto ICRE'17