Sentimento de Competência Parental
Estudo Comparativo entre pais com filhos com e sem Necessidades Educativas Especiais
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.2250Palavras-chave:
competência parental, NEE, satisfação parentalResumo
O objetivo deste estudo foi comparar o sentimento de competência parental entre pais de filhos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e pais de filhos sem NEE. Participaram 418 pais, distribuídos por 3 grupos: Pais de filhos com NEE que não participaram nos Grupos de Desenvolvimento Parental (GDP); Pais de filhos com NEE que participaram nos GDP; Pais de filhos sem NEE. Para a recolha de dados foi utilizada a Escala de Sentido de Competência Parental, baseada na escala Parenting Sense of Competence (Gibaud-Wallston & Wandersman, 1978; Johnston & Mash, 1989). Esta escala avalia o sentimento de competência parental num modelo constituído por dois factores: a satisfação e a eficácia. Os resultados demonstraram não haver diferenças significativas relativamente à eficácia sentida no exercício do papel parental em função dos grupos. Não obstante, foram encontradas diferenças na variável satisfação, verificando-se que pais de filhos com NEE eram os menos satisfeitos com a sua competência parental; a satisfação parental é mais elevada de acordo com o aumento das habilitações literárias dos pais; os pais evidenciaram maior satisfação parental em comparação com as mães. Estes resultados permitem sugerir que as diferenças no sentimento de competência parental, nomeadamente na satisfação com a parentalidade, parecem estar relacionadas com a existência de filhos com NEE e com variáveis sociodemográficas, como as habilitações literárias dos pais e mães.
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