Chamada de artigos: “Formação Docente, Práticas e Currículos: Caminhos para uma Emergente Decolonização do Saber”
Chamada de artigos: “Formação Docente, Práticas e Currículos: Caminhos para uma Emergente Decolonização do Saber”
Prazo limite para apresentação de propostas: 30 de setembro de 2025
Previsão de publicação: julho de 2026
Editores/as convidados/as para este número:
Rafael Marques Gonçalves
Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil
Nilcelio Sacramento de Sousa
Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil
Caros/as docentes, investigadores/as e membros da comunidade científica,
Em um contexto contemporâneo, marcado pela perpetuação de desigualdades sociais, é imperativo repensar a relação entre currículo, cotidiano escolar e formação docente, criando espaços educativos que promovam a justiça social, a equidade e a valorização das diferenças. Para tal, a proposta deste dossiê emerge da necessidade urgente de (re)pensar as práticas educacionais, especialmente à luz das reflexões teóricas de autores/as que abordem a centralidade de uma educação crítica e decolonial, essencial para o enfrentamento das desigualdades estruturais e das injustiças históricas que persistem até os dias de hoje. Nossa proposta é promover a abertura de um espaço para publicizar pesquisas realizadas em diferentes contextos, que busquem problematizar a colonialidade do poder e do saber que ainda perpassa as instituições educacionais, tensionando e propondo alternativas para a decolonização do ensino e aprendizagem, propondo a formação docente contrária a um processo técnico ou normativo, mas que se configure como um movimento contínuo de reflexão crítica.
Objetivos: Neste dossiê, buscamos promover um espaço de diálogo fecundo entre pesquisadores/as, educadores/as e ativistas, reconhecendo o cotidiano escolar como um campo potencialmente transformador da prática educativa. As intersecções entre currículo, formação docente e decolonialidade não apenas enriquecem a reflexão pedagógica, mas são essenciais para a construção de uma educação verdadeiramente emancipadora. A busca por uma pedagogia decolonial não se limita à resistência contra as práticas educacionais excludentes, mas propõe uma reconstrução profunda das bases do saber e do ensinar, com vistas a garantir uma educação que seja efetivamente inclusiva, crítica e comprometida com a justiça social e a equidade.
A Sensos-e, Revista do Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, convida os/as autores/as a submeterem propostas de trabalhos originais, que poderão incluir pesquisa empírica, revisão de literatura, estudos teóricos, estudos metodológicos e relatórios de pesquisa, no âmbito do tema “Formação Docente, Práticas e Currículos: Caminhos para uma Emergente Decolonização do Saber”.
A Sensos-e publica artigos em Português, Galego, Espanhol, Francês e Inglês. Cada artigo é sujeito a um processo de revisão cega por pares, da responsabilidade do Conselho Editorial.
Plataforma para submissão de propostas de artigos: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/about/submissions.
As propostas de artigos deverão ser identificadas, no seu título, com indicação do tema da seguinte forma: “[FDPC] Título”.
Para mais informações, contactar a Editora da revista, Manuela Pessanha (sensos-e@ese.ipp.pt)