Chamada de artigos: “Educação criativa: Cultura Maker, STEAM, Sustentabilidade”
Chamada de artigos: “Educação criativa: Cultura Maker, STEAM, Sustentabilidade”
Prazo limite para apresentação de propostas: 31 de janeiro de 2025
Previsão de publicação: último trimestre de 2025
Editores/as convidados/as para este número: Kátia Gonzaga (inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação); Paula Flores (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação); Vânia Graça (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação); Pedro Rodrigues (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação); António Barbot (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), Rui Teles (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto); Ricardo Gonçalves (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação); Manuela Raposo-Rivas (Facultade de Educación e Traballo Social, Universidad de Vigo; inED - Centro de Investigação & Inovação em Educação).
Caros/as docentes, investigadores/as e membros da comunidade científica,
Num mundo global e em transformação, a educação desempenha um papel central na promoção da justiça social e do desenvolvimento sustentável. Investigar e refletir sobre “Educação criativa: Cultura Maker, STEAM e Sustentabilidade” remete para práticas inovadoras que valorizam tecnologias emergentes, a fabricação analógica e digital e pedagogias renovadas com enfoque em abordagens holísticas onde o diálogo entre a Ciência, a Tecnologia, as Engenharia, as Artes, a Matemática e as demais áreas do conhecimento se cruzam para promover a sustentabilidade e o saber-fazer. Esta edição pretende ser um estímulo a estudos teóricos e práticas pedagógicas que inspirem a educação do futuro, ao protagonizarem o/a estudante na criação de soluções inovadores na resolução de problemas reais, no compromisso social com a preservação do planeta, favorecendo abordagens interdisciplinares que fomentam o pensamento crítico, a criatividade e competências tecnológicas.
Objetivos
Disseminar investigações científicas e relatos de boas práticas voltadas para a relevância de temas que tocam o desenvolvimento de soluções para os desafios globais, como a crise climática, a desigualdade, e, a inovação tecnológica, sustentados em abordagens Maker e STEAM. Deste modo, pretende-se estimular os/as leitores/as a ampliarem o conhecimento científico sobre a temática para aplicarem nas suas práticas, de forma a contribuir para a formação de crianças e jovens com gosto em aprender a aprender, sendo mais interventivos/as.
A Sensos-e, Revista do Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, convida os/as autores/as a submeterem propostas de trabalhos originais, que poderão incluir pesquisa empírica, revisão de literatura, estudos teóricos, estudos metodológicos e relatórios de pesquisa, no âmbito do tema “Cultura Maker, STEAM, Sustentabilidade”.
A Sensos-e publica artigos em Português, Galego, Espanhol, Francês e Inglês. Cada artigo é sujeito a um processo de revisão cega por pares, da responsabilidade do Conselho Editorial.
Plataforma para submissão de propostas de artigos: https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/about/submissions.
As propostas de artigos deverão ser identificadas, no seu título, com indicação do tema da seguinte forma: “[CE_CMSS] Título”.
Para mais informações, contactar a Editora da revista, Manuela Pessanha (sensos-e@ese.ipp.pt)