Editorial

Autores

  • Graça Mota Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i1.2390

Resumo

O Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) foi criado pela Área de Música do Departamento de Artes e Motricidade Humana da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A sua formalização aconteceu no âmbito da l Escola de Outono que se realizou entre os dias 30 de Setembro e 3 de Outubro de 1998. Nela participaram, para além de professores/investigadores nacionais, destacados elementos da comunidade científica internacional em áreas de pesquisa relevantes da Psicologia da Música e da Educação Musical. Uma panorâmica rica dos estudos levados a cabo actualmente nestas áreas foi apresentada e discutida durante esses dias, perante um considerável número de músicos interessados neste campo de reflexão.
Como resultado dos trabalhos foram produzidos textos teóricos e de relato de pesquisas cuja importância transcende o próprio evento que foi a I Escola de Outono. No sentido de dar resposta às múltiplas solicitações científicas e pedagógicas que lhe são dirigidas, o CIPEM lança agora, no momento da realização da sua II Escola de Outono, uma Revista com o nome de Música, Psicologia e Educação cujo primeiro número é dedicado à publicação dos contributos acima referidos.

Biografia Autor

Graça Mota, Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

(pianista, doutorada em Psicologia da Música pela Universidade de Keele, Reino Unido) foi professora coordenadora do Departamento de Música da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto onde esteve envolvida na formação de professores de Educação Musical durante mais de 25 anos. Mantém uma atividade regular como pianista no duo de piano com Nelly Santos Leite. Atualmente é diretora do CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) o qual foi recentemente integrado no INET-MD como o polo do Instituto Politécnico do Porto. Pertence à direção do INET-MD e coordena o grupo de investigação em ‘Educação e Música na Comunidade’. O seu trabalho de investigação centra-se na inovação em educação musical, prática musical e inclusão social, música na comunidade e música em prisões femininas. As suas publicações mais recentes incluem: “Thorns and joys in creative collaboration: A project with music education and visual arts students” in In M. S. Barrett (Ed.), Collaborative creative thought and practice in music, 221-238. Farnham, UK: Ashgate (2014); “Thirty years of music and drama education in the Madeira Island: facing future challenges” (em co-autoria com Liliana Abreu), International Journal of Research in Music Education, Vol. 32(3), pp. 360-37 (2014); “Music and drama in primary schools in the Madeira Island – narratives of ownership and leadership” (em co-autoria com Maria José Araújo), Music Education Research, Vol. 15, (3), pp. 275-289 (2013); “Initiating music programs in new contexts: in search of a democratic music education” (em co-autoria com Sergio Figueiredo) in G. McPherson and G. Welch (eds.), The Oxford Handbook of Music Education. Oxford: OUP (2012); “Voices of two young women – Listening to a growing selfhood” in M. S. Barrett & S. Stauffer (Eds.), Narrative Soundings: An anthology of narrative inquiry in music education. Dordrecht, the Netherlands: Springer (2012); “Music in higher education after the Bologna Treaty: Or, in search of a new educational culture” in C. Benedict & P. Schmidt (eds.), NSSE Yearbook, 111(1), pp. 112–132 (2012). Foi presidente da comissão de investigação da International Society for Music Education (ISME) e foi recentemente eleita para a direção da ISME para o biénio 2014-2016.

Downloads

Publicado

1999-01-11

Como Citar

Mota, G. (1999). Editorial. Revista Música, Psicologia E Educação, (1). https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i1.2390