Factores de abandono no ensino vocacional da música

Autores/as

  • Rui Sousa Escola Profissional de Música de Viana do Castelo

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2428

Resumen

Este artigo procura determinar as causas do abandono no ensino vocacional da música, tendo sido desenvolvido, a partir da literatura revista, um modelo teórico que indica como principais factores um desajustamento entre a oferta e a procura e dificuldades em conciliar o estudo da música com o ensino genérico.
Para tentar validar o modelo, foi realizado um estudo em três escolas de música, com uma amostra constituída por 188 participantes que tinham desistido de estudar um instrumento musical. Os resultados apontaram para uma confirmação do modelo, com preponderância para os motivos relacionados com as dificuldades de conciliação do ensino genérico com o ensino da música, tendo os alunos que abandonaram por motivos relacionados com o ensino revelado índices de maior insucesso do que os restantes. As conclusões deste estudo ilustram a crise de identidade por que passam hoje as escolas vocacionais do ensino da música e o desfasamento existente entre aquilo que as escolas oferecem e as expectativas dos alunos que as frequentam.

Publicado

2004-01-12

Cómo citar

Sousa, R. (2004). Factores de abandono no ensino vocacional da música. Revista Música, Psicologia E Educação, (6), 19–31. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i6.2428