Tocar-na-assistência e Ouvir-na-assistência: Os efeitos do contexto na representação mental da música

Autores/as

  • José Carlos Godinho Escola Superior de Educação de Setúbal

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.vi3.2405

Resumen

O presente artigo assenta na ideia de que os objectos musicais que ouvimos são representados mentalmente em ligação significante com a restante informação recolhida no contexto de aprendizagem e que este todo complexo é determinante na maneira como recordamos e pensamos em música. O Coneccionismo funciona como a teoria de suporte, já que permite uma concepção de estruturas mentais que preservam as ligações entre objecto e contexto e, portanto, a coexistência significante de diversos tipos de informação distribuídos pelo cérebro. A complexidade contextuai de Tocar-na-Assistência é, neste sentido, teoricamente reforçada como um enriquecimento ecológico com efeitos positivos aos níveis da aquisição e da organização da representação mental. A tese é validada através de uma experiência que compara uma condição de controle de 125 crianças a ouvir uma peça de música gravada com uma condição experimental de 125 crianças a tocar ritmos em simultâneo com a mesma gravação. Num teste de identificação auditiva de excertos da peça musical, o grupo experimental obtem classificações melhores com significado estatístico. 

Biografía del autor/a

José Carlos Godinho, Escola Superior de Educação de Setúbal

Professor of Music Education in Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal and Visiting Professor in Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco. Member of Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical from Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto. MA and PhD in Music Education by the Institute of Education, University of London, under the supervision of Professor Keith Swanwick. Since the 80’s he has worked on teacher training in Portugal, main land, Madeira and Azores, but also in Cape Verde, Guiné-Bissau, Mozambique and Angola, as well as in Cyprus. He is member of the cientific counsils of the journal in education Medi@ções, from Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal, and of the journal Revista Portuguesa de Educação Artística from Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, Secretaria Regional de Educação da Madeira. He has created and published pedagogical materials that include more than a hundred songs for children and 10 school books for Music Education. He has carried out research in pedagogical issues, such as: listening to recorded music in classroom; musical memory; music and body; musical theatre in schools; musical quality and assessment. The most recente publications include: As Artes no Jardim-de-Infância. Textos de Apoio para Educadores de Infância (co-author with Maria José Brito). Lisboa: Ministério da Educação, Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (2010); Educação Musical 5.º ano. Lisboa: Santillana (2012); Educação Musical 6.º ano. Lisboa: Santillana (2013); Audição Musical Participada. Revista de Educação Musical. Lisboa: APEM (2013, in print).

Publicado

2001-01-10

Cómo citar

Godinho, J. C. (2001). Tocar-na-assistência e Ouvir-na-assistência: Os efeitos do contexto na representação mental da música. Revista Música, Psicologia E Educação, (3), 17–30. https://doi.org/10.26537/rmpe.vi3.2405