Desenvolvimento musical e educação no mundo social

Autores/as

  • David Hargreaves Universidade de Durham

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i1.2391

Resumen

Na aproximação do milénio, as funções da música e o acesso à música estão a transformar-se rapidamente. O antropólogo Merriam sugeriu que "provavelmente não há nenhuma outra actividade humana cultural que seja tão influente e que alcance, modele e frequentemente controle tanto o comportamento humano" (1964: 218) como a música, e a investigação psicológica está a começar a revelar o enorme poder que a música pode exercer sobre as pessoas, de várias maneiras. O meu próprio interesse reside nas funções psicológicas da música, que poderão genericamente ser resumidas em três domínios principais, nomeadamente as funções cognitivas, emocionais e sociais. Nesta apresentação argumenta-se que as funções sociais da música têm sido seriamente neglicenciadas e que, na verdade, estas funções complementam as cognitivas e as emocionais em aspectos importantes.

Publicado

1999-01-11

Cómo citar

Hargreaves, D. (1999). Desenvolvimento musical e educação no mundo social. Revista Música, Psicologia E Educação, (1), 5–13. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i1.2391