Quais os motivos do insucesso de algumas crianças na aprendizagem musical? Motivação e Flow Theory
DOI:
https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i1.2394Abstract
Este artigo aborda a natureza da motivação na sua relação com a aprendizagem musical. Um dos objectivos principais é problematizar a questão das diferenças no sucesso da aprendizagem musical quando nos encontramos perante indivíduos com níveis aparentemente semelhantes de capacidade e potencial musicais. Começa por apresentar um conjunto de modelos teóricos que oferecem uma visão acerca das razões que podem explicar as variações e mudanças na motivação. Refere-se investigação recente que sugere que os processos motivacionais não são pré-determinados mas podem ser aprendidos e que os indivíduos, para atingir níveis elevados de sucesso, necessitam de uma focagem no processo por oposição a uma focagem no produto. São introduzidos e explorados processos cognitivos fundamentais relacionados com a aprendizagem musical (por exemplo, comportamento auto-regulado, papel da motivação intrínseca e extrínseca). Como conclusão, sugerem-se algumas práticas específicas para que os professores possam reflectir acerca da melhor forma de encorajar e aumentar a motivação dos seus alunos para aprender música.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Susan O’Neill
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.