Ouvir música em casa e na escola: influência do contexto, em crianças e adolescentes

Autores

  • Graça Boal-Palheiros Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
  • David J. Hargreaves Univerisade de Surrey

DOI:

https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i4.2417

Resumo

Este estudo investigou as diversas funções de ouvir música em diferentes contextos, casa e escola e os efeitos potenciais da idade e da nacionalidade nestas diferenças. Foi realizada uma entrevista estruturada com questões abertas, que abrangeram o papel da audição musical no conjunto de actividades de lazer das crianças e aspectos específicos dos contextos casa e escola. A amostra consistiu em quatro grupos, num total de 120 participantes, provenientes de duas faixas etárias (9-10 anos e 13-14 anos) e duas nacionalidades (ingleses e portugueses). 

Biografia Autor

Graça Boal-Palheiros, Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto

Graça Boal-Palheiros é Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde leciona em cursos de Licenciatura e Mestrado e coordena o Mestrado em Educação Musical. É doutorada em Psicologia da Música pela University of Surrey Roehampton, Londres, mestre em Educação Musical pela University of London Institute of Education, bacharel em Pedagogia Musical pelo Instituto Lemmens da Universidade de Lovaina, Bélgica, e licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto. Foi membro da Direção e Comissão Executiva da ISME-International Society for Music Education, presidente da Comissão INA e co-presidente da Comissão de Investigação da ISME (2008-2016). Foi presidente da APEM-Associação Portuguesa de Educação Musical (2006-2012) e diretora da Revista de Educação Musicaldurante nove anos. Co-fundadora e presidente da Associação Wuytack de Pedagogia Musical. Coordena a formação docente e projectos musicais e editoriais. É investigadora integrada no CIPEM/ INET-md (Pólo do Politécnico do Porto). Os seus interesses incluem audição musical e canto das crianças, formação de professores de música e inclusão social. Serve em Comissões Editoriais das revistas British Journal of Music EducationEufonía OPUS, e Revista Internacional de Educación Musical. Tem publicado em vários países, apresenta em conferências nacionais e internacionais e lecionou em universidades na Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Estónia, Japão e Reino Unido.

Downloads

Publicado

2002-01-10

Como Citar

Boal-Palheiros, G., & Hargreaves, D. J. (2002). Ouvir música em casa e na escola: influência do contexto, em crianças e adolescentes. Revista Música, Psicologia E Educação, (4), 47–66. https://doi.org/10.26537/rmpe.v0i4.2417