O Equilíbrio do Capital

Panorama Científico, Histórico, e Doutrinal da Análise Contábil e Consultoria Superior

Autores

  • Rodrigo Antônio Chaves da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i12.916

Resumo

 O equilíbrio do capital é um estado por excelência estudado pelos diversos cientistas de nossa disciplina, sendo que, por sua alta relevância, chegou a ser considerado objeto de estudos da contabilidade, em doutrina contábil específica. Realmente, o ponto de harmonia entre a proporção e o movimento, das principais partes do patrimônio, é, para que toda a organização constituída possua o estado de fortuna e prosperidade. As pesquisas dos grandes doutrinadores da contabilidade brasileira e estrangeira, formam um arcabouço que nos serve de base para a produção de uma consultoria superior que se realiza por meio da análise patrimonial, cuja finalidade é diagnosticar e orientar conforme o caso, as empresas, na correta manutenção dos seus investimentos, financiamentos, custos, receitas e rédito. O objetivo deste artigo é tratar alguns pontos desta doutrina geral, que expõe os princípios do equilíbrio, noção sublime para a formação de orientações especiais, que visam a sanidade do capital ordenadamente constituído.

Biografia Autor

Rodrigo Antônio Chaves da Silva

Contador e Acadêmico do curso de administração da UNIPAC de Raul Soares, Membro da Associação ciêntifica Internacional Neopatrimonialista (ACIN) e do clube de Balanced Scorecard da Argentina.

Downloads

Publicado

2007-07:-19

Como Citar

Silva, R. A. C. da. (2007). O Equilíbrio do Capital: Panorama Científico, Histórico, e Doutrinal da Análise Contábil e Consultoria Superior. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (12), 297–330. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i12.916