O Crime Organizado

Autores

  • Renato Ribeiro Velloso Conselho Penotenciário do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i10.868

Resumo

Em acepção vulgar, crime significa toda ação cometida com dolo, ou culpa, sendo uma infração contrária aos costumes, à moral, à lei. A criminalidade organizada surge através das condições oferecidas pela sociedade, como os avanços tecnológicos proporcionados pela modernização, através da globalização.
O crime organizado sempre existiu, podendo-se citar como seu embrião os relatos sobre Barrabás e seu bando, que viveram na época de Jesus Cristo, os contos e lendas como: Robin Hood, que com seu bando de foras da lei, roubavam dos ricos para dar aos pobres, e Ali Baba e os quarenta ladrões.

Biografia Autor

Renato Ribeiro Velloso, Conselho Penotenciário do Estado de São Paulo

Assessor do Conselho Penotenciário do Estado de São Paulo, foi Sub-Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Académico da Ordem dos Advogados do Brasil - secção de São Paulo (OAB SP), Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBC-Crim), Membro do Instituto Comportamento, Evolução e Direito - ICED, Pós graduado em Direito Penal Económico Internacional, pelo Instituto de Direito Penal Económico e Europeu da Universidade de Coimbra, Portugal, e cursando MBA em Economia e Direitos do Sistema Internacional, pela Universidade de São Paulo - USP. 

Downloads

Publicado

2007-07:-12

Como Citar

Velloso, R. R. (2007). O Crime Organizado. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (10), 267–273. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i10.868