Inovação e Benchmarking

Uma Parceria Eficiente?

Autores

  • Luísa Margarida Cagica Carvalho Escola Superior de Ciências Empresariais/ Instituto Politécnico de Setúbal
  • Henrique Manuel Pimentel Reis Escola Superior de Ciências Empresariais/ Instituto Politécnico de Setúbal

DOI:

https://doi.org/10.26537/rebules.v0i9.861

Palavras-chave:

Inovação;, Empreendedor;, Benchmarking;, Competitividade;, Produtividade;

Resumo

A mundivivência contemporânea contextualiza a actividade empresarial num ambiente crescentemente competitivo e exigente em termos de eficiência das organizações. A Inovação é um factor relevante para que as empresas vençam os concorrentes e se fortaleçam no mercado. Começamos, assim, por enquadrar este conceito de acordo com o que alguns dos autores mais conhecidos afirmam, explicando seguidamente quais os principais tipos de inovação e seu significado, dando relevo aos que aqui nos interessam. Posteriormente abordamos e explicamos o benchmarking, a sua importância como instrumento de gestão e as diversas tipologias de aplicação do mesmo.

Fechamos o ciclo com a interligação desta ferramenta com a gestão da inovação, salientando os aspectos da utilização da primeira que facilitam a gestão da segunda. Abordamos de forma sintética a ligação do benchmarking estratégico com a gestão da inovação e apresentamos as nossas conclusões sobre a eficiência da parceria entre benchmarking e inovação. 

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Publicado

2006-07:-12

Como Citar

Carvalho, L. M. C., & Reis, H. M. P. (2006). Inovação e Benchmarking: Uma Parceria Eficiente?. Revista De Ciências Empresariais E Jurídicas Journal of Business and Legal Sciences, (9), 39–63. https://doi.org/10.26537/rebules.v0i9.861