Inovação e Benchmarking
Uma Parceria Eficiente?
DOI:
https://doi.org/10.26537/rebules.v0i9.861Palavras-chave:
Inovação;, Empreendedor;, Benchmarking;, Competitividade;, Produtividade;Resumo
A mundivivência contemporânea contextualiza a actividade empresarial num ambiente crescentemente competitivo e exigente em termos de eficiência das organizações. A Inovação é um factor relevante para que as empresas vençam os concorrentes e se fortaleçam no mercado. Começamos, assim, por enquadrar este conceito de acordo com o que alguns dos autores mais conhecidos afirmam, explicando seguidamente quais os principais tipos de inovação e seu significado, dando relevo aos que aqui nos interessam. Posteriormente abordamos e explicamos o benchmarking, a sua importância como instrumento de gestão e as diversas tipologias de aplicação do mesmo.
Fechamos o ciclo com a interligação desta ferramenta com a gestão da inovação, salientando os aspectos da utilização da primeira que facilitam a gestão da segunda. Abordamos de forma sintética a ligação do benchmarking estratégico com a gestão da inovação e apresentamos as nossas conclusões sobre a eficiência da parceria entre benchmarking e inovação.